Açoriano Oriental
Disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores já não será criada este ano
O Governo açoriano informou hoje as escolas da região de que a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores já não será criada no ano letivo de 2014/2015, como estava previsto.
Disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores já não será criada este ano

Autor: Lusa/AO Online

Num ofício enviado às escolas, a que agência Lusa teve acesso, a diretora regional da Educação, Graça Teixeira, informa que "no ano letivo de 2014/15, a referida disciplina não será ainda alvo de implementação".

O mesmo documento refere que foi publicado hoje o despacho que cria a comissão científica e pedagógica a quem caberá "a produção das orientações curriculares e metodológicas" com vista à criação da disciplina e que, por isso mesmo, já não arrancará no ano letivo que começa em setembro.

A criação da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores foi aprovada em novembro pelo parlamento açoriano, por unanimidade, na sequência de uma proposta do PPM, no âmbito do orçamento da região para 2014.

Fonte da Secretaria Regional da Educação e Cultura já tinha dito anteriormente à Lusa que não deveriam estar reunidas as condições para criar a nova disciplina em setembro.

No entanto, para o presidente do PPM, Paulo Estêvão, existiam “todas as condições” para iniciar a lecionação da disciplina em 2014/2015, uma vez que a região “não parte do zero” e tem sido desenvolvido trabalho no âmbito do currículo regional.

“Todos os professores na região são licenciados. São professores que têm amplos conhecimentos de história e de cultura. Evidentemente que têm conhecimentos do ponto de vista científico que são suficientes”, sustentou Paulo Estêvão, em declarações à Lusa quando ainda não era conhecido o ofício entretanto enviado às escolas.

Segundo Paulo Estêvão, as escolas açorianas já tinham enviado na semana passada para a Direção Regional da Educação a requisição de horário dos docentes, que contemplava tempo letivo reservado para a nova disciplina.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados