Açoriano Oriental
Espanha
Dirigente da ETA "Josu Ternera" condenado à revelia
O dirigente histórico da ETA José António Urrutikoetxea, conhecido como "Josu Ternera", foi esta quinta-feira condenado à revelia por um tribunal de Paris a cinco anos de prisão por “associação criminosa para fins terroristas”.

Autor: Lusa / AO online
O tribunal correccional de Paris também condenou pelo mesmo crime e à revelia o filho de “Josu Ternera”, Egoitz, a quatro anos de prisão e manteve os mandados de captura lançados em 2008 por um juiz de instrução de Paris contra os dois homens, que estão fuga há vários anos.

O tribunal francês também decretou a expulsão de “Josu Ternera” de território francês depois deste cumprir a pena de prisão. Em relação a Egoitz, o tribunal não decretou a expulsão porque o acusado tem nacionalidade francesa.

A 19 de Novembro último, o ministério público tinha pedido ao tribunal para que fossem aplicadas penas prisão de sete anos e quatro anos respectivamente a “Josu Ternera” e a Egoitz.

“Josu Ternera”, nascido em Dezembro de 1950 em Miravalles (Viscaya) e dirigente carismático da organização separatista basca e antigo deputado regional no País basco espanhol, está em fuga desde Novembro de 2002.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados