Açoriano Oriental
Media
DIAP devolve gravadores da Sábado
Os gravadores da revista Sábado furtados pelo deputado Ricardo Rodrigues durante uma entrevista realizada em Abril foram esta quinta-feira devolvidos à jornalista Maria Henrique Espada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

Autor: Lusa / AO online
Os gravadores foram entregues à jornalista, que esteve no DIAP para comparecer a uma inquirição complementar e que verificou não ter sido apagada nenhuma parte do que estava gravado nos aparelhos.

A devolução aconteceu na sequência do indeferimento, confirmado à Lusa pelo deputado, da providência cautelar interposta no início de Maio por Ricardo Rodrigues para impedir a divulgação da entrevista gravada e filmada pelos jornalistas da Sábado e da história associada.

O tribunal considerou que a providência cautelar não fazia sentido porque o deputado, ao levar os gravadores, já tinha impedido a publicação da entrevista, além de não ter ficado provado que os jornalistas visassem destruir a imagem de Ricardo Rodrigues.

No final de Abril, o deputado Ricardo Rodrigues foi filmado a levar os gravadores de dois jornalistas da revista Sábado durante uma entrevista e na sequência de perguntas de que não gostou.

Confrontado com questões sobre as suas ligações a um antigo processo de burla nos Açores e a casos de pedofilia, o deputado levantou-se, enfiou os dois gravadores dos jornalistas nos bolsos das calças e saiu da sala, mas esqueceu-se que a entrevista estava a ser filmada, contou à Lusa um dos jornalistas, Fernando Esteves.

O deputado socialista explicou a decisão com a "pressão exercida" que "constituiu uma violência psicológica insuportável".

Os gravadores foram apensos ao pedido de providência cautelar interposto por Ricardo Rodrigues, tendo estado no tribunal até à decisão do juiz, quando passaram para o DIAP.

O deputado terá agora de responder às queixas-crime de furto e atentado liberdade de imprensa apresentadas pelos jornalistas.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados