Açoriano Oriental
Dia dos namorados bate com dia das amigas e baralha restaurantes micaelenses

O dia dos namorados coincide este ano com o dia das amigas, tradição de Carnaval nos Açores para assinalar a amizade, e a coincidência das datas fez com que alguns proprietários de restaurantes optassem por adiar a comemoraração feminina.

Dia dos namorados bate com dia das amigas e baralha restaurantes micaelenses

Autor: Lusa/AO Online

“Este ano temos este dilema. É a primeira vez. A questão é que cada dia é o seu dia e optámos por fazer o dia dos namorados na quinta-feira [dia 14] e o dia das amigas no sábado [dia 16]”, disse à agência Lusa Emanuel Martins, chefe de sala do restaurante Yacht Club, nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada.

Por esta altura do ano, os Açores assinalam a tradição carnavalesca de comemorarem o dia dos amigos, amigas, compadres e comadres, um por cada quinta-feira que antecede o Carnaval.

Nesses dias, centenas de açorianos juntam-se em restaurantes e bares, para almoços ou jantares especiais para assinalarem a amizade.

Para o setor da restauração, esta é também uma data especial, já que vários restaurantes da ilha de São Miguel chegam a esgotar salas e preparam para as ocasiões menus especiais, promovendo ainda, por exemplo, espetáculos de 'strip' masculinos e femininos.

Este ano, a coincidência das duas datas - dia dos namorados e dia das amigas - fez com que muitos restaurantes optassem por comemorar em dias diferentes cada ocasião ou até nem comemorar uma delas.

É o caso do restaurante São Pedro, na cidade de Ponta Delgada, que este ano não vai promover nada de especial para o tradicional dia das amigas, privilegiando assinalar "o amor".

"Se não fosse no mesmo dia faríamos o dia das amigas", explicou à Lusa Emidio Moniz, responsável do restaurante.

Habituada a preparar menus especiais para as datas em causa, Honória Silva, proprietária do restaurante Paladares da Quinta, também preferiu distinguir as datas e comemorar primeiro os namorados, na quinta-feira, deixando para a sexta-feira os repastos para as amigas.

"São sempre duas datas com muito movimento. E optámos por fazer no dia 14 os namorados, com um prato personalizado, enquanto as amigas passaram para o dia 15, mas com serviço de 'buffet'", referiu a proprietária do restaurante no concelho da Lagoa.

Casa cheia vai ter também o restaurante da Associação Agrícola de São Miguel, um dos mais icónicos espaços gastronómicos da ilha, que vai comemorar as duas datas em simultâneo na quinta-feira.

“Temos sala com capacidade para isso”, referiu à Lusa Paulo Medeiros, supervisor do restaurante, garantindo que para a sala principal, com "decoração a rigor", e onde estarão os namorados, a lotação está esgotada, com cerca de "130 reservas já".

Para as amigas açorianas, o restaurante reservou um espaço próprio, uma tenda no pavilhão da Associação Agricola, que já conta com a confirmação de mais de 260 mulheres.

Não há uma data precisa da introdução dos festejos dos amigos, amigas, compadres e comadres, mas admite-se que esta tradição seja secular.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados