Açoriano Oriental
Mau Tempo
Dez distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo devido a granizo e trovoada
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta quinta-feira dez distritos do norte e centro sob aviso amarelo devido ao risco de ocorrência de trovoadas e aguaceiros que poderão ser fortes e de granizo.
Dez distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo devido a granizo e trovoada

Autor: Lusa/AO Online

 

Este aviso, em vigor entre as 06:00 e a meia-noite de hoje, abrange os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Braga, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde poderão ocorrer aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, e trovoada, frequente e dispersa, em especial nas regiões montanhosas.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro avisos do IM e refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Na quarta-feira, pelas 17:00, a queda de granizo e o vento forte provocaram prejuízos em vinhas e pomares nas freguesias de Vilarinho de São Romão, Celeirós e Provesende, no concelho de Sabrosa, em área inserida na Região Demarcada do Douro, segundo o presidente da autarquia, José Marques.

O autarca adiantou que, hoje de manhã, técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) vão deslocar-se à área afetada para fazerem uma avaliação dos estragos.

O presidente da Casa do Douro (CD), Manuel António Santos, disse que o granizo afetou "cerca de 50 por cento" das vinhas naquelas três freguesias de Sabrosa, numa altura em que as videiras já estavam com os cachos formados, o que causa ainda mais estragos.

O IM prevê para hoje, nas regiões norte e centro de Portugal continental, céu com períodos de maior nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro, sendo que poderão ocorrer aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial nas regiões do interior e durante a tarde.

Na região do sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do litoral até meio da manhã e aumento de nebulosidade à tarde.

Também a sul se verificam condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada no Alto Alentejo.

Nos Açores, a previsão é de períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros fracos.

Para o arquipélago madeirense, o IM prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29 graus Celsius em Lisboa, 28º no Funchal, 24º em Faro e em Ponta Delgada e 22º no Porto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados