Açoriano Oriental
Dez cachalotes encalhados e mortos em diversos pontos da costa do Mar do Norte
Dez cachalotes foram encontrados encalhados e sem vida em diferentes partes da costa do Mar do Norte, cinco deles com sinais de terem morrido após horas de luta infrutífera para se libertarem.

Autor: Lusa/AO online

Os corpos dos cetáceos, com entre dez e quinze metros de comprimento, começaram a aparecer na sexta-feira, distribuídos por zonas costeiras alemãs e da ilha holandesa de Texel, revelaram fontes do Museu do Mar em Stralsund, no norte da Alemanha.

Desconhece-se o que levou os cachalotes a aproximarem-se da costa, com as fontes do Museu do Mar a indicarem que podem ter sido razões naturais - como correntes, marés ou atividade sísmica - ou uma reação anormal a sinais sonoros militares, tendo em conta que o sentido da orientação destes animais tem por base um sistema acústico.

Equipas de veterinários deslocaram-se aos locais para examinar os cachalotes mortos e tentar esclarecer se o comportamento dos animais ficou a dever-se a alguma doença.

No final da semana passada, surgiram os primeiros testemunhos de que alguns cetáceos estavam a lutar por regressar ao mar aberto após terem ficado presos em bancos de areia, de onde dificilmente conseguem libertar-se sozinhos.

De acordo com o estado federado de Schleswig-Hosltein, que faz fronteira com a Dinamarca, nos últimos 25 anos foram encontrados 90 cachalotes nas costas alemã, holandesa e dinamarquesa do Mar do Norte.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados