Açoriano Oriental
Três homens morrem em deslizamento de terras no Faial da Terra (vídeo)
Há três mortes confirmadas no local da derrocada que aconteceu ontem pelas 23h30, afetando três casas habitadas
Carregando o video...

Autor: Paula Gouveia

Segundo o presidente da Junta de Freguesia do Faial da Terra, Paulo Nazaré, a derrocada ocorreu na zona do Burguete no Faial da Terra.

Numa das habitações, que ficou com o primeiro andar praticamente soterrado, foram salvas quatro pessoas - uma mulher e as três filhas, com 4, 16 e 18 anos, mas não foi possível salvar o marido, com cerca de 50 anos.

Na segunda casa que ficou completamente soterrada desapareceram dois irmãos, órfãos, com idades a rondar os 30 anos: às 6h00, foi encontrado um dos homens e às 9h00 o segundo, informou à Lusa a Proteção Civil regional, confirmando-se deste modo três vítimas mortais.

A terceira casa foi afetada apenas parcialmente, tendo os seus habitantes conseguido escapar à derrocada por uma janela.

O vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores disse à Lusa que os bombeiros estão com dificuldade em aceder à terceira casa, por causa da lama e das “dificuldades de acesso”.

O presidente da Câmara Municipal da Povoação admitiu à RTP/Açores, na emissão especial das 3h00, que não espera encontrar com vida as duas pessoas desaparecidas, tendo em conta a quantidade de material que invadiu a casa.

Uma equipa cinegética da PSP está no terreno para tentar identificar com cães presença humana nos destroços, mas sem sucesso.

Toda a zona do Burguete foi evacuada, tendo as pessoas sido encaminhadas para a Casa do Povo ou acolhidas em casa de familiares.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, nada fazia prever que o talude iria ceder. Nunca tinha dado problemas, afirmou ao Açoriano Oriental.

Ainda segundo a mesma fonte, a mãe e a menina de quatro anos foram levadas para o Centro de Saúde de Povoação para observação. A mãe está em choque e a criança está assustada e apresenta pequenas escoriações, de acordo com o testemunho de Bernardete Espinha, médica do Centro de Saúde de Povoação.

No terreno estarão cerca de bombeiros das corporações de Povoação (a primeira a chegar ao local), Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, bem como outros elementos da Proteção Civil.

Ao todo são cerca de 400 pessoas entre bombeiros e elementos da Proteção Civil e também pessoal e máquinas da Secretaria Regional do Turismo e Transportes estão a tentar remover os escombros no sentido de saber se existe mais algum corpo na terceira habitação.

No local, marcaram presença o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, Bruno Pacheco, diretor regional das Obras Públicas e Equipamentos, e o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Carlos Ávila, entre outras autoridades.

A estrada entre o Nordeste e a Povoação está interrompida a cerca de um quilómetro depois da Ponta da Madrugada.

Aguarda-se mais informação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados