Açoriano Oriental
Designação de Juncker é "um mau dia" para a Europa
A designação de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia marca "um mau dia para a Europa", afirmou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que se opôs frontalmente à escolha do luxemburguês

Autor: Lusa/AO online

"Este é um mau dia para a Europa, que arrisca enfraquecer a posição dos governos nacionais", disse Cameron depois de o conselho europeu ter aprovado a escolha de Juncker por 26 votos a favor e dois contra (Reino Unido e Hungria).

“Se tivéssemos trabalhado juntos, teríamos encontrado um candidato alternativo”, frisou.

Cameron admitiu contudo ter de “aceitar o resultado” da cimeira, embora a decisão tomada por 26 Estados membros nesta matéria “reforce a convicção” britânica de que “a Europa tem de mudar”.

Os líderes europeus indigitaram hoje para o cargo de presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, candidato do Partido Popular Europeu (PPE, centro-direita), que venceu as eleições europeias de maio.

O nome de Juncker tem ainda de ser aprovado pelo Parlamento Europeu, numa votação prevista para 16 de julho em que precisa de obter uma maioria simples (367 votos em 751).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados