Açoriano Oriental
Desemprego nos Açores regista a segunda maior descida do país

O desemprego nos Açores registou uma diminuição de 9,3% em janeiro, relativamente ao mesmo mês de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Desemprego nos Açores regista a segunda maior descida do país

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo a diretora regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade, estes números indicam que os "Açores registam a segunda maior descida do país, imediatamente a seguir à região norte”.

Citada em nota do executivo, a diretora regional acrescentou que, em relação a dezembro de 2019, os Açores são a única região do país em que se verifica "uma descida no desemprego”.

 Para Paula Andrade, que falava no final de uma visita ao empreendimento de Turismo no Espaço Rural 'Sensi Azores Nature & SPA', recentemente inaugurado, os dados publicados pelo IEFP indicam que, em janeiro, “há 6.973 desempregados, ou seja, menos 712 Açorianos à procura de primeiro ou novo emprego", refletindo, assim, a "integração contínua e sustentada de Açorianos no mercado laboral”.

 “Estes dados são reveladores do esforço que o Governo dos Açores tem desenvolvido no sentido de intensificar, também, a integração no mercado de trabalho de Açorianos que frequentaram medidas ocupacionais”, disse.

Relativamente ao desemprego de longa duração, os dados indicam uma redução significativa de 18,4% em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

 No mesmo sentido, seguiu o número de desempregados com menos de 25 anos de idade, o que se traduz numa diminuição de 13,3% no espaço de apenas um ano.

 Quanto ao rácio de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho que deram entrada, este indicador atingiu os 88,2% em janeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados