Açoriano Oriental
Emprego
Desemprego cresce 26,8% em relação a Maio de 2009 nos Açores
O número de desempregados desceu no país entre Abril e Maio, mas quando comparados os meses em 2009 e 2010, o número de inscritos nos centros de emprego aumento em Maio deste ano. Os Açores a par do Algarve e da Madeira, são a região do país onde essa variação negativa é maior.
Desemprego cresce 26,8% em relação a Maio de 2009 nos Açores

Autor: Lusa/AO On line
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal desceu 1,8 por cento em Maio face ao mês anterior, para 560.751, e aumentou 14,6 por cento face a Maio do ano passado.

De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), "esta é a maior descida, em valor absoluto, e em cadeia, nos últimos 37 meses".

Os dados mensais do IEFP mostram que a descida verificada em Maio corresponde a menos 10.017 inscritos nos centros de emprego.

O aumento verificado em relação ao mesmo mês do ano passado corresponde a mais 71.636 desempregados inscritos.

Este aumento homólogo teve lugar em todas as regiões do país, destacando-se as oscilações mais significativas no Algarve (com mais 31,8 por cento) e na região autónoma dos Açores (com mais 24,8 por cento) e na região autónoma da Madeira (com mais 23,8 por cento).

Face a Abril, o desemprego desceu em todas as regiões do país.

O aumento do desemprego registado em Maio face ao mesmo mês do ano passado verificou-se em ambos os géneros, com uma variação de 16,8 por cento nos homens e de 12,8 por cento nas mulheres.

Os dados hoje divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram também que o desemprego aumentou em todos os grupos profissionais, com excepção dos profissionais de nível intermédio do ensino, mecânicos de precisão, oleiros, vidreiros, artes gráficas, operadores de máquinas e trabalhadores de montagem.

Entre os grupos profissionais que colocaram mais trabalhadores no desemprego no mês passado estão os trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio, o pessoal dos serviços de protecção e segurança, os empregados de escritório, os trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústrias transformadoras e os operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil.

Estes grupos representam, no conjunto, mais de metade (52,9 por cento) dos desempregados inscritos no final de Maio.

Os dados revelam ainda que se inscreveram, em maio, nos centros de emprego 48.101 desempregados, um número que é 10,7 por cento inferior ao verificado no mês anterior e que representa um decréscimo de 7,3 por cento quando comparado com o do mês homólogo de 2009.

O número de colocações de desempregados pelos centros de emprego ao longo de maio totalizou 7.336, valor superior em 31 por cento ao do mês homólogo de 2009, e superior em 16, 2 por cento em relação ao mês anterior.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados