Açoriano Oriental
Depressão Callum vai agravar estado do tempo nos Açores

A Proteção Civil dos Açores alertou esta quarta-feira para o agravamento do estado do tempo devido à passagem, a norte do arquipélago, da depressão Callum, com um sistema frontal associado.

Depressão Callum vai agravar estado do tempo nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota enviada ao início desta tarde, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) explica que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "a passagem a norte do arquipélago da depressão Callum, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo em todas as ilhas, com um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, em especial nas ilhas dos grupos Ocidental e Central", a partir de quinta-feira.

“Às 06 horas de quinta-feira, esta depressão estará a cerca de 560 quilómetros a norte da ilha Graciosa, altura que se encontrará mais próxima do arquipélago dos Açores”, explica ainda.

Face a estas previsões, o IPMA emitiu para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) aviso amarelo referente a vento entre as 00 horas e as 18 horas de quinta-feira, com rajadas até 100 quilómetros por hora de sudoeste, rodando para oeste.

As duas ilhas estarão ainda sob aviso amarelo por causa da agitação marítima no período entre as 03 horas e as 21 horas de quinta-feira, com ondas de oeste, de seis a sete metros.

Para as ilhas do Grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso amarelo de vento será entre as 03 horas de quinta-feira e as 00 horas de sexta-feira, estando previstas rajadas até 95 quilómetros por hora de sudoeste, rodando para oeste.

Para a agitação marítima, com ondas que poderão chegar aos seis metros, o aviso amarelo para o grupo central vai estar ativo entre as 09 horas de quinta-feira e as 00 horas de sexta-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados