Açoriano Oriental
Dádivas de sangue aumentam, Governo acredita ser devido à isenção de taxas
As dádivas de sangue aumentaram 4% nos primeiros quatro meses do ano, revelou hoje o Ministério da Saúde, que acredita que esta subida está relacionada com a reposição da isenção de taxas moderadoras aos dadores de sangue.
Dádivas de sangue aumentam, Governo acredita ser devido à isenção de taxas

Autor: Lusa/AO Online

 

“Dois meses depois da medida, tem-se assistido a uma tendência crescente de dádivas de sangue”, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, revelando que “nos primeiros quatro meses do ano houve um crescimento de 4% nas dádivas e no mesmo mês, Abril, verificou-se um crescimento de 15% a 17% face ao mesmo período homólogo”.

Embora admitindo ser ainda “cedo para tirar elações”, o governante acredita que esta subida no número de dádivas está relacionada com reposição da isenção das taxas moderadoras a dadores.

“É preciso reconhecer o esforço dos dadores e contribuir para que se intensifique mais. Nesse sentido, o Governo decidiu promover a isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde no âmbito hospitalar. Trata-se de uma justa reivindicação”, justificou o responsável, que falava durante a cerimónia dedicada ao Dia do Dador de Sangue, que decorreu em Lisboa.

Para Fernando Araújo, “este pode ser o elemento que faltava para estabilizar as colheitas”.

A par do aumento das dádivas de sangue, verificaram-se medidas de redução de consumo efetuadas pelos hospitais.

O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), Helder Trindade, dá igualmente conta deste aumento, revelando que, só no âmbito do instituto, registou-se até final de maio um aumento de 1% nas dádivas face ao período homólogo.

Além disso, o IPST forneceu “menos 38 unidades de sangue por dia aos hospitais”, o que significa que “provavelmente os hospitais estão a colher mais”, acrescentou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados