Açoriano Oriental
D. João Lavrador espera um ano “rico e pleno de desafios”

Bispo de Angra presidiu à abertura do ano pastoral nos Açores e destacou o duplo desafio que os diocesanos têm pela frente. D. João Lavrador destacou que será um ano rico e pleno de desafios

D. João Lavrador espera um ano “rico e pleno de desafios”

Autor: Luís Pedro Silva

D. João Lavrador presidiu à abertura do ano pastoral nos Açores e sublinhou o “duplo desafio” que os diocesanos têm pela frente, num ano em que se cruzam a caminhada sinodal diocesana e a primeira fase de trabalhos do Sínodo convocado por Roma.

“Perante este desafio diocesano e agora também do Papa Francisco, não poderemos deixar de nos interrogar” referiu o Bispo na abertura do ano pastoral, que fica marcado pela saída do Bispo de Angra, no final deste mês.

“É um ano pastoral que apesar da mudança de pastor diocesano, se apresenta muito rico e pleno de desafios. Assim nós saibamos corresponder-lhes”, afirmou ao destacar que o momento é “um convite à purificação permanente dos nossos critérios e objetivos”.

O novo ano pastoral pretende dar continuidade à caminhada sinodal que já nos acompanha e dinamiza há três anos, mas também corresponder ao apelo do Papa Francisco em inserirmos nesta mesma caminhada sinodal o dinamismo universal que se quer para toda a Igreja ao apresentar o próximo sínodo dos Bispos.

D. João Lavrador recorreu por diversas vezes a citações do papa Francisco, na abertura da primeira fase do Sínodo em Roma, no passado sábado, dia 4 de outubro.
O Bispo desafiou os cristãos  a “participar ativamente” neste caminho agora proposto pelo Papa, no sentido da edificação de uma “igreja de rosto sinodal”.

“Urge caminhar em conjunto” disse, apelando a “todos os batizados” para que “participem ativamente na vida e na missão da comunidade cristã. Ninguém pode ficar de fora”. E deixa um itinerário que passa pela “escuta”, pelo “discernimento”, pelo “diálogo” e pelo “encontro”.

“Escuta de Deus, escuta de todos os membros da comunidade e mesmo a escuta dos que estão fora da Igreja mas interessados na construção do Reino de Deus” referiu.
D. João Lavrador destacou que a comunidade cristã se deve abrir para encontrar novos caminhos novos e descobrir a esperança.

“Somos uma Igreja peregrina na qual os pastores caminham com o povo. Como afirma o Santo Padre, ora à frente, ora no meio, ora atrás”, afirmou, acrescentando diversos conselhos para os jovens. “Jovens preparai bem as Jornadas Mundiais de Lisboa/2023, abraçai todos os jovens da vossa convivência para lhes manifestar na alegria o amor de Jesus de Nazaré e implicai-vos na renovação das vossas comunidades cristãs. Vós não sois só o futuro da Igreja mas sim já o seu presente”, sublinhou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados