Construção

Custos da habitação nova sobem 2,2% em Dezembro

O índice de custos de construção de habitação nova no Continente aumentou 2,2 por cento em Dezembro de 2010 face ao período homólogo, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).


Face a Novembro, o índice de custos de habitação nova aumentou 0,2 pontos percentuais.

O INE refere que a componente ‘materiais’ “determinou a evolução do índice agregado, registando uma variação homóloga de 2,4 por cento, 0,7 pontos percentuais acima do observado” em Novembro.

“Este acréscimo mais que compensou a diminuição de 0,2 pontos percentuais observada na taxa de variação da componente ‘mão de obra’, que se fixou em 2,1 por cento”, acrescenta o instituto de estatísticas.

Por tipo de construção, os índices relativo às moradias e aos apartamentos subiram ambos 2,2 por cento em termos homólogos e 0,2 pontos percentuais face a Novembro.

Em Dezembro, o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação aumentou 1,7 por cento em termos homólogos, o mesmo valor registado no mês anterior.

“A estabilização da taxa de variação homóloga do índice do Continente (1,7 por cento em Novembro e Dezembro) resultou de decréscimos nas regiões do Norte (0,3 pontos percentuais) e do Algarve (0,1 pontos percentuais) e de ligeiros aumentos nas regiões do Centro (0,2 pontos percentuais), Lisboa (0,1 pontos percentuais) e do Alentejo (0,2 pontos percentuais)”, refere o INE.
PUB