“Se o Governo Regional entender que a requalificação da antiga Fábrica do Álcool deve passar pela venda a um privado, o importante é assegurar o seu património histórico e cultural para que não seja posta em causa a memória coletiva deste espaço, que está classificado como de interesse municipal”.
Esta é a opinião da candidata do PS à Câmara Municipal da Lagoa, para quem - citada em nota de imprensa - , qualquer que seja o projeto para aquele espaço, o mesmo será sempre analisado com muito cuidado pela autarquia aquando do seu licenciamento.
Todavia, no âmbito da cooperação institucional com o Governo Regional, Cristina Calisto não descarta a possibilidade da antiga Fábrica do Álcool ser cedida ao Município, desde que haja mecanismos financeiros que potenciem a sua recuperação. Isto porque - como lembra a mesma fonte - o Município já constituiu, há alguns anos atrás, uma comissão composta por diversas individualidades que estudaram o destino a dar àquele imóvel e que realçaram o interesse do mesmo na área turística, na área cultural e ao nível da dinamização económica.
Para a candidata socialista, o
referido espaço, pela sua dimensão e centralidade, permite criar um
espaço para indústrias criativas, residências artísticas, uma área
museológica com galeria para exposições e um museu que preserve a
história e o espólio da fábrica.
No local - refere a nota - ainda se
previa um mercado municipal, um ATL, uma sede para algumas instituições
do concelho ou incluir elementos de boas práticas de Smart Cities.
Na ótica de Cristina Calisto, o mais importante é não descurar o valor histórico e identitário deste espaço tão emblemático do concelho da Lagoa e promover também a requalificação urbana da zona envolvente, ao Portinho de São Pedro, aquando da requalificação da própria fábrica.
Cristina
Calisto compromete-se a continuar a defender este valor edificado,
histórico e patrimonial e garantir que, ao mesmo tempo, haja um
investimento interessante para o concelho, gerador de dinâmica, riqueza,
emprego e que se afirme como mais um projeto de valor acrescentado.
