Açoriano Oriental
Covid-19: Problema no sistema impossibilita divulgação de dados portugueses

Um problema no sistema de informação usado pela Direção Geral da Saúde para fazer o boletim diário sobre a pandemia de covid-19 está a impossibilitar este sábado a divulgação dos dados na altura habitual, disse fonte oficial.

Covid-19: Problema no sistema impossibilita divulgação de dados portugueses

Autor: AO Online/ Lusa

Segundo informou aos jornalistas uma assessora do gabinete de imprensa do Ministério da Saúde, o boletim diário sobre a covid-19 será divulgado mal seja possível e, nessa altura, será agendada outra sessão para perguntas e respostas sobre os dados.

A conferência de imprensa diária, com a Direção Geral da Saúde (DGS) e o Ministério da Saúde, realizou-se na mesma, pelas 15:00 (hora de Lisboa), mas sem os dados habituais. Nova conferência de imprensa deverá realizar-se ao fim da tarde de hoje.

Em comunicado conjunto divulgado posteriormente à conferência de imprensa, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informam que “esta madrugada ocorreu uma alteração técnica nas configurações de acesso, não comunicada previamente, num sistema crítico da Microsoft” e que essa “intervenção afetou sistemas em vários países europeus”.

Como consequência, verificou-se um “atraso do acesso dos técnicos da DGS aos dados que permitem a construção do boletim”, explica a nota.

“Conseguimos recuperar os acessos, mas a geração do boletim na hora habitual ficou comprometida, em virtude da instabilidade gerada por esta intervenção”, detalha.

Portugal contabiliza pelo menos 1.465 mortos associados à covid-19 em 33.969 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na sexta-feira.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados