Açoriano Oriental
Covid-19: Governo faz avaliação positiva no país, mas diz que há preocupação com Lisboa

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta feira que a avaliação do desconfinamento é positiva para a generalidade do país, mas “motivo de preocupação” na evolução na Área Metropolitana de Lisboa.

Covid-19: Governo faz avaliação positiva no país, mas diz que há preocupação com Lisboa

Autor: AO Online/ Lusa

António Costa falava no final do Conselho de Ministros no qual foi feita “a avaliação do conjunto das medidas de desconfinamento” que têm vindo a ser adotadas devido à pandemia.

“A avaliação que fazemos é positiva para a generalidade do pais, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na área metropolitana de Lisboa”, assumiu.

No final da sua apresentação da terceira fase de desconfinamento e respetivas regras, o primeiro-ministro resumiu que “para o conjunto do país”, Norte, Centro, Alentejo e Algarve, “tudo vai acontecer como se tinha previsto e até os ginásios, que não se tinham previsto, podem abrir”.

“Relativamente à Área Metropolitana de Lisboa temos que adiar pelo menos entre segunda e quinta-feira a reabertura dos centros comerciais e das lojas do cidadão até termos uma avaliação do esforço de testagem muito grande que vai ser feito nos próximos dias destes dois focos que se têm vindo a manifestar ativos na Área Metropolitana associados ao trabalho temporário e à construção civil”, afirmou.

António Costa fez questão de deixar “uma palavra de confiança” de que, controlando atempadamente o que está “a evoluir de uma forma diferenciada relativamente ao conjunto do país”, a partir da próxima semana, Lisboa pode atingir o “padrão nacional e permitir, embora com alguns dias de atraso, que estas atividades que estavam agora para entrar em atividade, o possam fazer”.

Portugal contabiliza pelo menos 1.383 mortos associados à covid-19 em 31.946 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 350 casos de infeção (+1,1%).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados