Açoriano Oriental
Cotec reune empresários de portugal e espanha para debaterem competitividade
Dezenas de empresários e especialistas de Portugal, Espanha e Itália analisam hoje, em Madrid, o papel da inovação na competitividade das economias dos três países e como fomentar projectos de cooperação que a fomentem.

Autor: lusa/ao on line

Este é o tema geral do quinto encontro da COTEC Europa, que decorre hoje no Palácio do Pardo, em Madrid, sob presidência do rei espanhol, Juan Carlos e com as presenças do Presidente da República português, Cavaco Silva, e do seu homólogo italiano, Giorgio Napolitano.

Antes da reunião, Cavaco Silva reúne-se num hotel do centro de Madrid com um grupo de empresários portugueses, seguindo depois para o Palácio do Pardo onde decorre a reunião da COTEC.

Entre os vários temas em análise estarão as questões da inovação, tanto no que toca à cooperação entre os três países como no que diz respeito a impulsionar medidas activas no seio da União Europeia.

Em cima da mesa estarão três projectos que a COTEC Europa tem estado a desenvolver e que analisam questões “importantes para os três países, com consequências directas para as suas economias”, segundo um comunicado enviado à Lusa.

Trata-se de uma iniciativa para impulsionar uma maior participação das PME do sul da Europa nos Programas Marco da UE; de um projecto sobre o papel da inovação na diferenciação do património cultural dos três países e um último dirigido à coordenação dos programas nacionais de investigação e desenvolvimento.

O encontro arranca com uma sessão técnica, que será apresenta por Francisco Vallejo Serrano, vice-presidente da COTEC Espanha, antes das intervenções dos três chefes de Estado.

Juan Carlos oferece depois um almoço aos participantes no encontro que decorrerá no Palácio do Pardo, arredores de Madrid.

Cavaco Silva, que chegou a Madrid ao final da tarde de terça-feira - tendo oferecido um jantar aos reis e príncipes espanhóis, na residência do embaixador de Portugal em Madrid -, regressa ainda hoje a Portugal.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados