Açoriano Oriental
Costa reedita ações de campanha do PS de Guterres e Sampaio em comboios
O secretário-geral do PS viajou hoje, para o Porto, num comboio especial fretado para festejar os 42 anos da fundação deste partido, reeditando um programa que antes ajudara a organizar para candidaturas de Soares, Sampaio ou Guterres.
Costa reedita ações de campanha do PS de Guterres e Sampaio em comboios

Autor: Lusa / AO online

 

Pelo menos pela quarta-vez nos últimos 20 anos, António Costa participa numa ação do PS tendo como meio de transporte um comboio.

Hoje, perante os jornalistas, reconheceu que gosta deste tipo de iniciativas e lembrou que, enquanto jovem, até fez dois inter-rails na década de 80.

Durante as presidenciais de 1996, Jorge Sampaio, que tinha António Costa como diretor de campanha, fez idêntica viagem entre Lisboa e o Porto num comboio especial, mas com paragens para arruadas e comícios "relâmpago" em cidades como Santarém, Entroncamento, Coimbra e Aveiro.

António Guterres, em 1995, também escolheu o comboio para o arranque da sua "volta a Portugal", na pré-campanha das legislativas desse ano, mas viajou entre Lisboa e o Fundão, num gesto em que pretendeu promover as acessibilidades ao interior do país.

Mas Guterres também surpreendeu muitos dos socialistas que consigo viajaram logo à chegada ao Fundão: Depois da receção popular, com bombos e rancho folclórico, o primeiro encontro que teve foi com o pároco local e não com qualquer ilustre da época da I República, ou da resistência ao salazarismo, como acontecia nos tempos de liderança de Mário Soares-.

Hoje, António Costa viajou acompanhado pelo líder parlamentar socialista, Ferro Rodrigues, pelo presidente do PS, Carlos César, e por dirigentes socialistas como Edite Estrela, Porfírio Silva e Marcos Perestrello.

A meio da viagem, Costa percorreu uma a uma as 12 carruagens do comboio, que se encontravam lotadas pelos 996 simpatizantes e militantes do PS (dado da CP).

No comício/festa do Porto, esta tarde, no pavilhão Rosa Mota, o secretário-geral do PS terá ao seu lado os antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados