Mau tempo

Costa do grupo ocidental dos Açores em aviso laranja

Costa do grupo ocidental dos Açores em aviso laranja

 

Lusa / AO online   Regional   9 de Fev de 2010, 09:36

O Instituto de Meteorologia colocou esta terça-feira a costa portuguesa em aviso amarelo e a costa do grupo Ocidental dos Açores em aviso laranja devido à agitação marítima, que levou ao encerramento de quatro barras no norte do país.
As barras encerradas são as de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim e Vila do Conde e está condicionado o acesso nas barras de Viana do Castelo (a embarcações inferiores a 12 metros), Douro, Aveiro e Figueira da Foz, estas últimas a embarcações inferiores a 15 metros.

No grupo ocidental do arquipélago dos Açores, a previsão de ondas com cerca de oito metros de altura motiva o aviso laranja à costa, o segundo em grau de gravidade numa escala de quatro, enquanto no grupo central o aviso desce para amarelo, o primeiro na escala.

A agitação marítima é responsável pelo aviso amarelo a toda a costa de Portugal Continental e também ao arquipélago da Madeira, prevendo o Instituto de Meteorologia (IM) ondas de oeste e noroeste, respetivamente, com quatro a cinco metros.

No continente, o IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, em especial durante a tarde, e aguaceiros fracos e dispersos.

O vento vai soprar de moderado a forte nas terras altas das regiões centro e sul do país.

Quanto a temperaturas máximas, a estimativa do IM é de 14 graus Celsius para o Porto, 15º para Lisboa, 16º para Faro, também 16º para Ponta Delgada e 20º para o Funchal.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.