Açoriano Oriental
A partir de 4 de maio
Corvo, Flores e Santa Maria vão passar do estado de contingência para o estado de alerta

Três ilhas dos Açores, nomeadamente Corvo, Flores e Santa Maria vão passar do estado de contingência para o estado de alerta, a partir do dia 4 de maio, anunciou o presidente do Governo Regional.

Corvo, Flores e Santa Maria vão passar do estado de contingência para o estado de alerta

Autor: Lusa/AO Online

A medida foi avançada em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, a propósito das medidas da região para o combate à pandemia.

O presidente do Governo dos Açores apresentou hoje as medidas para as próximas semanas na região, dividindo-as entre quatro blocos: um referente a Santa Maria, Flores e Corvo, sem casos registados desde o começo da pandemia, outra para São Miguel, a ilha com maior número de infetados e a única com registo de mortes (13), mas que tem cadeias de transmissão identificadas e restritas, outro para a Graciosa, há 12 dias sem casos novos, e uma última para Pico, Faial, São Jorge e Terceira, quase todas há 28 dias sem novos infetados (o Pico chegará a este número na terça-feira).

Em todos os blocos são dadas orientações aos serviços de saúde para uma "atuação urgente" na recuperação "do serviço aos utentes de diversas patologias" que não a covid-19.

"Não estamos a falar apenas de uma situação de regresso à normalidade. Estamos a falar de uma situação em que até onde nos for possível e até onde for possível a essas unidades de saúde, se deve aproveitar uma janela temporal de dois, três, quatro meses para tratar do que é possível tratar, prevenir o que é possível prevenir, acautelar aquilo que é necessário acautelar", declarou Vasco Cordeiro sobre este ponto.

Naquele bloco em particular será retomado o transporte marítimo de passageiros nas ligações entre as ilhas das Flores e do Corvo, no grupo Ocidental da região.

Haverá também, a partir de segunda-feira, a abertura de diversos estabelecimentos, nomeadamente bares ou ginásios, e a "abertura de zonas balneares", cumprindo-se sempre as normas de distanciamento.

Já na quarta-feira, dia 06 de maio, dar-se-á nestas três ilhas a abertura de diversos serviços da administração regional, "mantendo-se regime de teletrabalho em todos os casos em que isso seja possível", nomeadamente em casos mais delicados ou em grupos de risco.

Creches, jardins de infância e centros de dia reabrem nas Flores, no Corvo e em Santa Maria também no dia 06 de maio, ao passo que, na segunda-feira seguinte, dia 11, haverá o "retomar das aulas presenciais nos estabelecimentos dos três ciclos de ensino básico, bem como no secundário", com máscara e desinfetante a terem de ser usados por "toda a comunidade".

As ligações aéreas entre as ilhas açorianas, asseguradas pela SATA, continuarão a ser proibidas, mesmo no que refere às três ilhas sem casos até ao momento de covid-19, excetuando-se apenas casos de força maior, validados pela Autoridade de Saúde dos Açores, ou de transporte de carga.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados