Os produtos de carne , nomeadamente hambúrgueres, almôndegas, carne moída e nuggets, processados nos Açores pelas empresas de transformação regionais existentes oferecem aos consumidores locais e nacionais a garantia absoluta de que não incorporam na sua composição qualquer tipo de carne que não seja a que está identificada no rótulo, refere nota do GACS.
A mesma nota adianta que não há abates de animais de espécie equina em qualquer um dos nove matadouros em funcionamento no arquipélago e que constituem a rede regional de abate.
Em todos os matadouros existe um corpo de inspeção formado por médicos veterinários, a quem compete a inspeção sanitária de todos os animais abatidos e das carcaças.
Além disso, todas as empresas de processamento e transformação existentes na Região são regularmente sujeitas a inspeções e vistorias por parte da autoridade veterinária regional, estando o seu funcionamento dependente da atribuição do Número de Controlo Veterinário (NCV).
A Região tem, em parceria com os empresários açorianos, apoiado o fabrico e promoção de produtos de qualidade a partir de carne produzida nos Açores em condições únicas de pastagem.
Consumidores podem confiar nos produtos à base de carne fabricados nos Açores
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, assegurou esta terça-feira que todos os produtos processados na Região a partir de carne de bovino ou de bovinos e suínos criados na Região não incorrem no risco de incorporar carne de cavalo.
Autor: Ana Carvalho Melo
