Açoriano Oriental
Constituintes recebem hoje diploma de deputado honorário, Mário Soares é o primeiro
Os constituintes que aprovaram a lei da fundamental em 1976 recebem hoje o diploma de deputado honorário, sendo o primeiro o ex-chefe de Estado Mário Soares, numa cerimónia privada, seguindo-se igual distinção ao atual Presidente da República.
Constituintes recebem hoje diploma de deputado honorário, Mário Soares é o primeiro

Autor: Lusa/AO Online

 

No âmbito das iniciativas propostas pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para assinalar os 40 anos da Lei Fundamental, todos os deputados constituintes vivos que aprovaram a Constituição a 02 de abril de 1976 vão receber o diploma de deputado honorário.

O primeiro a ser hoje distinguido por uma comitiva composta por Ferro Rodrigues e os restantes membros da Mesa da Assembleia da República será Mário Soares, numa cerimónia privada, à qual se segue, às 12:00, uma sessão pública no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa, que também receberá o título de deputado honorário.

Já da parte da tarde, pela 17:00, no parlamento, decorre a homenagem na qual serão distinguidos os restantes constituintes e, segundo informação avançada à Lusa pelo gabinete do Presidente da Assembleia da República, está confirmada a entrega deste diploma a 114 deputados.

Nesta sessão no parlamento vão discursar Helena Roseta, Miranda Calha e Jerónimo de Sousa, três constituintes que atualmente ainda desempenham funções como deputados, e o constitucionalista Jorge Miranda, em representação dos restantes constituintes, para além de Ferro Rodrigues.

Na quarta-feira foi apresentada a peça de teatro “Nesta Hora Primeira”, nos Passos Perdidos do parlamento, obra alusiva à Assembleia Constituinte e ao período político de 1975-1976.

Do programa das comemorações da Assembleia da República dos 40 anos da Constituição fazem ainda parte uma exposição, a abertura ao público do Palácio de S. Bento e diversas conferências.

 

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados