Açoriano Oriental
Conselho do Governo dos Açores aprova 22 ME para reparar prejuízos do 'Lorenzo' em Vila do Porto

O Conselho do Governo Regional dos Açores autorizou hoje a transferência de 22,1 milhões de euros para a Portos dos Açores para obras no porto comercial de Vila do Porto “no âmbito dos prejuízos decorrentes do furacão Lorenzo”.

Conselho do Governo dos Açores aprova 22 ME para reparar prejuízos do 'Lorenzo' em Vila do Porto

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado, o executivo açoriano refere que o Conselho de Governo, reunido hoje em Ponta Delgada, autorizou a celebração de um contrato plurianual com a Portos dos Açores para regular a obra de “reparação dos mantos proteção da cabeça e do molhe, repavimentação da plataforma do cais e reabilitação das infraestruturas do porto comercial de Vila do Porto”, na ilha de Santa Maria.

De acordo com o contrato, a Região Autónoma dos Açores “obriga-se a transferir para a Portos dos Açores, nos anos de 2021 a 2024”, 22.169.300 euros, valor sem IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) que “se estima suficiente para cobrir os custos da obra”, revisões de preço “e outras despesas”.

Para este ano, está prevista a transferência de 1,5 milhões de euros, concentrando-se em 2022 e em 2023 os investimentos mais avultados: 9,5 milhões de euros em cada um dos anos.

Em 2024, deverá realizar-se a transferência de cerca de 1,69 milhões de euros.

O Conselho de Governo autorizou ainda a celebração de outro contrato com a Portos dos Açores para a “construção de um novo edifício de apoio à Marina Norte, no âmbito da requalificação da frente mar da cidade da Horta”.

Em 2021 e 2022, a Região Autónoma transfere para aquela entidade cerca de 517 mil euros.

De acordo com o comunicado, o Conselho de Governo determinou “atingir a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no mar dos Açores, com 15% de área totalmente protegida”.

“Tal objetivo sucede à receção de documento do Comité Técnico e Científico do projeto Blue Azores sobre a estratégia relativa ao Mar profundo ao nível da criação das Áreas Marinhas Protegidas. Continuar-se-á agora o trabalho de envolvimento e diálogo com os 'stakeholders' para alcançarmos este desiderato, respeitando o rendimento dos pescadores e a utilização sustentável do nosso mar e recursos”, lê-se na nota de imprensa.

Foi igualmente decidido alterar o Decreto Legislativo Regional que, em 2008, criou o complemento para aquisição de medicamentos pelos idosos (COMPAMID).

A mudança pretende “desmaterializar todo o processo de aquisição de medicamentos pelos idosos” e “facilitar o acesso” aos medicamentos, libertando os beneficiários de efetuar, junto das farmácias, o adiantamento do apoio a conceder, eliminando “a eventual existência de atrasos no reembolso”.

Por outro lado, foi alterado o regulamento do Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior, subindo de 500 para 750 euros o valor do prémio.

O Conselho de Governo criou também o Instituto da Vinha e do Vinho dos Açores, IPRA, abreviadamente designado por IVV Açores, IPRA.

Ficou também autorizada a abertura de um procedimento de contratação pública, mediante concurso público internacional, destinado à venda que inclui o corte de madeira, predominantemente da espécie ‘Cryptomeria japonica’.

O concurso público prevê ainda a “adjudicação da prestação de serviços para execução, imediata e concomitante, da reflorestação das áreas cortadas, num total de 218,80 hectares, na ilha de São Miguel, a explorar num prazo de cinco anos”.

“Esta medida tem por objetivo uma gestão sustentável e certificada das áreas a cortar com a sua imediata e concomitante reflorestação e permitirá ainda a criação de emprego direto, quer nas atividades de corte e replantação de árvores, quer na indústria de transformação de madeiras”, especifica.

O Governo Regional deu ‘luz verde’ à abertura de outro concurso público para a “Empreitada de adaptação da Casa do Pescador a Serviços da Secretaria Regional do Mar e Pescas, incluindo arquivo”, com o preço base de 530 mil euros.

O prazo máximo de execução é de 365 dias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados