Açoriano Oriental
Congressistas norte-americanos visitam hoje a Base das Lajes
Uma comitiva do Congresso dos Estados Unidos da América chega hoje à base das Lajes, na ilha Terceira, e será recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo presidente do Governo Regional dos Açores.
Congressistas norte-americanos visitam hoje a Base das Lajes

Autor: AOnline/LUSA

No encontro com os congressistas norte-americanos, que serão acompanhados pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman, estarão presentes, além do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e do presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, a secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, líderes parlamentares regionais e outras entidades.

De acordo com um comunicado do representante da República para os Açores, Pedro Catarino, o encontro permitirá, de "maneira informal, uma troca de impressões e de pontos de vista relativamente à redução de efetivos [norte-americanos] na base das Lajes e ao impacto das suas consequências na economia da ilha Terceira".

Os Estados Unidos da América anunciaram em janeiro que vão reduzir o seu efetivo militar na base das Lajes, o que levará ao despedimento de cerca de 420 trabalhadores portugueses.

A Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e Estados Unidos deverá reunir-se a 16 de junho, em Washington, para debater esta questão.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados