Autor: Lusa/AO Online
A conferência, organizada pela Associação da Hotelaria de Portugal e pelo Hospitality Management Institute (HMI), vai discutir temas como qual o custo e proveito de tornar a operação turística mais ecológica e sustentável e como pode um hotel tornar-se mais verde.
Nesta reflexão vão participar vários especialistas, nomeadamente internacionais, que vão apresentar casos de sucessos e de boas práticas.
Simon Dolan, professor catedrático na ESADE, em Barcelona, será um dos oradores convidados, que defende que o maior desafio da hotelaria e do turismo actualmente é a assegurar a verdade do marketing e a sua coerência com os serviços prestados.
“Não tentem convencer os clientes com factos falsos ou irrealistas e assegurem que os empregados estão bem treinados, motivados e realmente preparados para dar o seu melhor”, aconselha.
“Como tornar a operação mais verde e sustentável? A que custo?” será o tema de intervenção de Frank Zehle, responsável pelo marketing da holding Continental Europe Marriot Hotel.
Este responsável defende que a sustentabilidade no sector necessita sobretudo de investimento, mas que a sua experiência mostra que os investimentos em operações verdes “têm um período de retorno curto e positivo”.
Frank Zehle diz ainda que para os hotéis se tornarem mais verdes têm de reduzir o lixo e o consumo de energia, estabelecer e monitorizar padrões e politicas mais ecológicas, adoptar as melhores práticas de outros hotéis e construir hotéis verdes.
David Bretones, dos NH Hotels, considera que ser verde pode não ser neste momento uma vantagem competitiva em termos de quota de mercado, mas é-o em termos de imagem de marca.