Açoriano Oriental
Conferência “As Casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII”

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove sexta-feira, 20 de julho, pelas 17h00, a realização de uma conferência sobre “As Casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII”.

Conferência “As Casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Proferida por Mateus Laranjeira, a conferência decorre no âmbito da dinamização da exposição “O Arquivo e o Documento”, que está patente até 31 de agosto e assinala o 70.º aniversário da criação do Arquivo de Angra do Heroísmo.
 
O evento destina-se ao público jovem e adulto e será dedicado a esta tipologia específica da arquitetura civil, que teve as suas raízes em Portugal, no século XIV, chegando aos Açores, já consolidada, a partir da segunda metade do século XV, acabando depois por ser abandonada no século XIX.
 
Na ilha Terceira, as Casas de Câmara e Cadeia de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória foram construídas no primeiro quartel do século XVII, verificando-se que a Câmara da Praia da Vitória se apresenta atualmente como o exemplar mais antigo existente no arquipélago.
 
 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados