Açoriano Oriental
Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa pela primeira vez na região
A Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa, que se realiza este ano pela primeira vez nos Açores, vai reunir cerca de 120 especialistas em áreas relacionadas com as indústrias culturais e criativas.

Autor: Lusa/AO online

“É a primeira vez que teremos nos Açores a Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa", afirmou Bruno Pacheco, diretor regional da Juventude, em declarações à Lusa, acrescentando que a iniciativa será subordinada ao tema 'O Papel das Indústrias Criativas na Promoção do Emprego e do Crescimento nas Regiões da Europa'.

Esta Universidade de Verão, que se realiza de "forma rotativa" em várias regiões europeias, decorre em Ponta Delgada entre 20 a 25 deste mês, permitindo que dirigentes regionais, profissionais e jovens possam "trocar impressões sobre temáticas relacionadas com as indústrias culturais e criativas e como estas podem gerar emprego".

O tema central dos trabalhos, segundo Bruno Pacheco, foi proposto pelo Governo dos Açores e "pretende aliar o desenvolvimento das sociedades modernas ao conhecimento, criatividade, inovação cultural, científica e tecnológica e ao empreendedorismo".

Para o diretor regional da Juventude, esta é "uma oportunidade para mostrar no contexto europeu e, em particular, aos jovens, o que se faz nos Açores nesta área e noutras complementares", mas também para "adquirir novos conhecimentos" e trazer para a região "novas políticas".

“A Universidade de Verão é uma das iniciativas emblemáticas da Assembleia das Regiões da Europa e promove a troca de experiências e conhecimentos”, frisou, acrescentando que o executivo regional pretende "aproveitar as conclusões para o desenvolvimento da sua estratégia relativamente às indústrias culturais e criativas".

A abertura oficial da Universidade de Verão 2012 realiza-se a 21 de agosto e contará com a presença da presidente da Assembleia das Regiões da Europa, Michele Sabban.

Os trabalhos contarão com vários oradores, entre os quais Josianne Poirier, especialista em História da Arte, que representa a região de Montreal, no Canadá, uma das regiões parceiras da Assembleia das Regiões da Europa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados