Açoriano Oriental
Ambiente
Concurso distingue freguesias mais limpas
O Governo Regional dos Açores abriu esta quinta-feira as inscrições para o concurso de limpeza pública ‘ECO Freguesia: Freguesia Limpa’, que visa promover a remoção geral de resíduos não controlados até ao final de Agosto.
Concurso distingue freguesias mais limpas

Autor: Lusa / AO online
 A iniciativa, que se realiza pela primeira vez, é promovida pela Secretaria Regional do Ambiente e pretende distinguir os esforços desenvolvidos pelas freguesias do arquipélago na limpeza dos espaços públicos.

“É um convite para termos a freguesia onde vivemos mais limpa”, salientou o secretário regional do Ambiente, Álamo Menezes, na apresentação do projecto, admitindo que a iniciativa pode representar “um grande desafio” para algumas localidades.

As freguesias açorianas podem inscrever-se até 12 de Fevereiro, devendo depois remover todos os resíduos existentes nos seus espaços públicos até 31 de Agosto.

Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março será feita uma primeira visita a cada freguesia concorrente, para que o júri observe os resíduos existentes e as condições de funcionamento dos operadores locais de recolha desses resíduos.

O júri deste concurso integra representantes da Secretaria Regional do Ambiente, da câmara municipal do concelho da freguesia concorrente e de associações não governamentais locais.

Este júri voltará a visitar as freguesias entre 1 e 30 de Setembro para avaliar o trabalho realizado e confirmar a limpeza das áreas públicas.

A divulgação dos vencedores será feita em Outubro e a entrega dos prémios decorrerá em Novembro, durante uma gala regional que se realizará no âmbito da Semana dos Resíduos.

As freguesias vencedoras recebem um certificado e uma bandeira, que poderão hastear durante um ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados