Açoriano Oriental
Comissão de inquérito aos transportes marítimos nos Açores vai ouvir Vasco Cordeiro
A comissão parlamentar de inquérito aos transportes marítimos criada nos Açores decidiu hoje requerer a audição do atual presidente do Governo Regional e antigo secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, que tem a possibilidade de responder por escrito.
Comissão de inquérito aos transportes marítimos nos Açores vai ouvir Vasco Cordeiro

Autor: Lusa/AO Online

Vasco Cordeiro será ouvido a pedido do PSD, que solicitou também a audição de Duarte Ponte, igualmente ex-secretário regional da Economia, em anteriores governos socialistas dos Açores.

O social-democrata João Bruto da Costa, presidente da comissão, sublinhou, à Lusa, que o caráter potestativo (não sujeito a votação) do requerimento destas audições é uma opção dos proponentes, mas "ninguém se opôs".

Além dos anteriores titulares da pasta dos transportes marítimos no Governo dos Açores, a comissão decidiu também hoje ouvir o atual e anterior presidente da Atlânticoline (João Ponte e Carlos Reis), os atuais administradores da Transmaçor e Portos dos Açores (todas empresas públicas) e o capitão do porto da Horta.

As audições não têm ainda data marcada e só irão avançar depois de os deputados receberem os cerca de três dezenas de documentos (estudos, concursos, fiscalizações, etc.) que hoje decidiram requerer a diversas entidades.

A comissão de inquérito foi criada para investigar acidentes ocorridos no final do ano passado no Pico, num dos quais morreu um passageiro da Transmaçor, uma das empresas públicas açorianas que assegura o transporte marítimo de pessoas e viaturas no arquipélago.

A comissão vai ainda analisar investimentos feitos em portos e barcos nos Açores.

A comissão, criada por proposta do PSD, reuniu hoje na delegação de Ponta Delgada do parlamento regional, para decidir que documentos solicitar e os nomes das pessoas que quer ouvir no âmbito deste inquérito.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados