Açoriano Oriental
Clima económico volta a cair "de forma ténue" em dezembro
O indicador de clima económico "diminuiu de forma ténue" em dezembro, pelo segundo mês consecutivo, e o indicador de atividade económica recuou em novembro "de forma mais significativa", divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Clima económico volta a cair "de forma ténue" em dezembro

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo a síntese económica de conjuntura de dezembro do INE, em novembro os Indicadores de Curto Prazo (ICP) “apresentaram sinais negativos sobre a evolução da atividade na indústria, na construção e obras públicas e em setores de serviços”, enquanto o indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo “menos expressivo”, refletindo o abrandamento do consumo corrente.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, traduzindo o contributo positivo das componentes de material de transporte e de máquinas e equipamentos, “mais expressivo no primeiro caso”.

Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações apresentaram variações homólogas de 4,2% e 3,6% em novembro, respetivamente (4,1% e 2,1% no mês anterior).

Não considerando médias móveis de três meses, as exportações de bens apresentaram uma redução homóloga de 0,4% em novembro (variação de 9,1% em outubro).

Tendo por base as estimativas mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, aumentou de 13,6% em outubro para 13,9% em novembro, enquanto a estimativa da população empregada diminuiu 0,1% face ao mês anterior e aumentou 0,7% em termos homólogos.

Em 2014, acrescenta o INE, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação média anual de -0,3% (0,3% em 2013) “devido sobretudo ao contributo negativo dos preços dos produtos alimentares não transformados e energéticos”.

Quanto ao índice da componente de bens, passou de uma variação média nula em 2013, para -1,1% em 2014 e o índice da componente de serviços registou uma variação média de 0,8% em 2014 (0,7% no ano anterior).

No ano passado, o diferencial da variação média anual do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) situou-se em -0,6 pontos percentuais (p.p.) em 2014 (-1,0 p.p. no ano anterior) face à taxa de variação média do IHPC da Área Euro (AE).

De acordo com o INE, em dezembro os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico "recuperaram ligeiramente" na AE, tendo os preços das matérias-primas e do petróleo apresentado variações em cadeia de -1,7% e -20,6%, respetivamente (1,2% e -7,7% em novembro).

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados