Açoriano Oriental
Cientistas testam emplastro de insulina para diabéticos para substituir injeção
Um emplastro de insulina, quadrado e do tamanho de um centavo de dólar americano, poderá substituir as injeções para diabéticos, segundo um estudo publicado hoje na revista científica "Proceedings of the National Academy of Science".
Cientistas testam emplastro de insulina para diabéticos para substituir injeção

Autor: Lusa/AO Online

 

O emplastro pode detetar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e transferir doses de insulina na corrente sanguínea quando necessário.

O objetivo dos criadores é que o emplastro só precise de ser mudado em certos dias.

Até agora, o emplastro só foi testado em ratos com diabetes tipo 1, mas, segundos os investigadores, os resultados do estudo demonstram grande probabilidade de êxito nos seres humanos.

Os investigadores referem que os efeitos estabilizadores do emplastro poder ser mais duradouros nos humanos porque têm mais sensibilidade à insulina do que os ratos.

“Projetámos um emplastro para diabetes que funciona rapidamente e é fácil de usar e feito de material não tóxico e biocompatível”, explicou Zhen Gu, um dos autores do estudo, feito por cientistas de universidades da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“O sistema pode ser personalizado em função do peso da pessoa diabética e da sua sensibilidade à insulina, mas ainda podemos tornar mais inteligente o emplastro”, acrescentou o investigador.

Para os autores do estudo, as injeções de insulina são um processo “doloroso e impreciso” para as pessoas com diabetes.

“Injetar uma quantidade incorreta de medicação pode provocar complicações como a cegueira e amputações”, disse John buse, outro dos investigadores.

Segundo o estudo, a diabetes afeta mais de 387 milhões de pessoas no mundo e o número deve aumentar para 592 milhões em 2035.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados