Açoriano Oriental
Comércio
China ultrapassa Alemanha na liderança das exportações
A Alemanha cedeu o lugar de primeiro exportador para a China, ao vender 734,6 mil milhões de euros nos onze primeiros meses de 2009, valor inferior a 1,2 biliões de euros facturados pelo gigante asiático no mesmo período.
China ultrapassa Alemanha na liderança das exportações

Autor: Lusa / AO online
Em Novembro, as exportações alemãs registaram um ligeiro recuo, de 1,6 por cento, quando comparadas com idêntico mês de 2008, para 70,6 mil milhões de euros, segundo um comunicado hoje divulgado pelo instituto alemão Destatis.

Assim, a China tirou à Alemanha o primeiro lugar como exportador mundial nos primeiros onze meses do ano passado.

Já em 2009, o vice-ministro do Comércio, Zhong Shan, no China Economic Forum, em Pequim, avançava com a hipótese de a China "muito provavelmente" ter ultrapassado a Alemanha como maior exportador mundial.

Segundo perspectivava o governante chinês, a quota da China nas exportações mundiais teria crescido de 8,86 por cento, no final de 2008, para os 9 por cento este ano.

A Organização Mundial do Comércio apontava para que na primeira metade do ano as exportações da China ascendessem a 363,7 mil milhões de euros, contra os 364,9 mil milhões exportados pela Alemanha no mesmo período.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados