Açoriano Oriental
Chimpanzés consomem álcool de forma voluntária
Um estudo revelado no Reino Unido adianta pela primeira vez que os chimpanzés que vivem em liberdade na África ocidental consomem álcool de forma voluntária, algo somente atribuível aos humanos até ver.
Chimpanzés consomem álcool de forma voluntária

Autor: Lusa/AO online

A investigação, publicada na revista "Royal Society", confirma trabalhos anteriores que indicam que os símios africanos e os seres humanos compartilham uma mutação genética que lhes permite metabolizar o álcool de forma efetiva.

Um grupo de chimpanzés em Bossou, na Guiné, tem consumido álcool há algum tempo e de forma recorrente, confirmou a equipa de especialistas liderada pelo japonês Tetsuro Matsuzawa, da Universidade de Quioto.

Entre 1995 e 2012 os especialistas seguiram o grupo de chimpanzés e comprovaram que estes ingerem grandes quantidades de etanol, também chamado álcool etílico, com uma graduação alcoólica até 3,8%.

Kimberly Hockings, da Universidade de Oxford, e coautora do estudo, indica que alguns dos animais beberam até 85 mililitros de álcool e mostraram depois "claros sinais" de embriaguez, nomeadamente sonolência.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados