Açoriano Oriental
Chefes de Estado europeus participam em "Marcha da Dignidade"
Cerca de uma dezena de chefes de Estado e do Governo europeus assistem este domingo, em Kiev, à

Autor: AO/Lusa

 

Os líderes da Polónia, Lituânia, Letónia, Geórgia, o presidente alemão, Joachim Gauck, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acompanharão na manifestação o chefe de Estado ucraniano, Petró Poroshenko, e os principais dirigentes do país.

A marcha pelo centro de Kiev percorrerá os principais cenários da revolta que culminou com a queda do presidente pró-russo Viktor Yanukóvich, a praça Europa, a rua Institushkaya, onde morreu a maior parte das cem vítimas dos protestos, e terminará na Praça da Independência.

Ali terá lugar uma oração pela paz, com a qual terminarão três dias de atividades de forte valor simbólico com que Kiev quis recordar os sucessos de há um ano e as vítimas dos protestos.

A 22 de fevereiro do ano passado, o Parlamento da Ucrânia destituiu Yanukóvich, que na madrugada anterior teria fugido de Kiev, depois dos setores mais radicais da oposição não aceitarem o acordo de compromisso, firmado um dia antes, e que contemplava, entre outras coisas, eleições antecipadas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados