Açoriano Oriental
César inaugura Parque Século XXI com elogios à Câmara de Ponta Delgada

“Em trinta e um anos de autonomia regional, é a primeira vez que um presidente do Governo Regional inaugura um espaço verde na cidade de Ponta Delgada”, lembrou Carlos César, ontem, na festa de inauguração do Parque Século XXI.

César inaugura Parque Século XXI com elogios à Câmara de Ponta Delgada

Autor: Paula Gouveia
Implantado numa área de terreno de doze mil metros quadrados, limitada a Norte pela Rua de São Gonçalo e a Sul pela Rua das Laranjeiras, o novo espaço, sublinhou o presidente do Governo Regional, “é um ganho para a cidade”, porque “Ponta Delgada, cuja densidade construtiva tem sido muito acentuada nos últimos anos, carece deste tipo de equipamento”.
Como realçou Carlos César, “é preciso coragem para, olhando doze mil metros quadrados, num espaço vocacionado para a construção imobiliária, dizer: vamos proporcionar aqui um espaço de lazer, um espaço desafogado, cedido a todos os cidadãos”. “O Governo deseja que este espaço seja exemplar do ponto de vista da sua utilização e da segurança de quem o frequentar”, disse ainda o chefe do Executivo açoriano, deixando-o à disposição do município e da Junta de Freguesia para a realização de eventos.
Executado em doze meses, o Parque Século XXI exigiu um investimento do Governo Regional da ordem dos 1,8 milhões de euros. Possui uma zona de lazer com relvados que ocupam quatro quadrantes, bordejados por algumas árvores e pontuados por espécies arbóreas de pequeno porte, e circundados por caminhos pedonais onde podem também circular bicicletas e triciclos. Os mais pequenos podem ainda beneficiar de um parque infantil, construído no quadrante noroeste, com baloiços, escorregas e um jogo de xadrez gigante, entre outros equipamentos.
Na área norte do terreno, por sua vez, foi edificado um anfiteatro circular com 26 metros de diâmetro interior, um palco e um edifício de apoio. E, para actividades de cariz cultural, como trabalhos de pintura e escultura, foi criado ainda um espaço coberto com a forma de um papagaio de papel. A Sudoeste fica o quiosque-bar, e a nascente um edifício multi-funções. E, no eixo Oeste, canais de água formam pequenas cascatas entre os diferentes níveis de terreno, ficando ao centro a praça com uma fonte constituída por uma cúpula de jactos parabólicos. Ontem à tarde, o novo parque encheu-se de gente para desfrutar do espaço e das brincadeiras, bem como do espectáculo que se seguiu ao discurso do presidente do Governo.

Elogio à Câmara
Fazendo uma referência aos equipamentos que o Governo Regional promoveu ou está a desenvolver no concelho de Ponta Delgada - entre os quais investimentos na rede de estradas, recuperação do Teatro Micaelense, as Portas do Mar, apoio à obra do Casino e requalificação da Mata da Doca - Carlos César deixou uma nota elogiosa à actuação da autarquia, afirmando que “vimos com gosto a recuperação do Coliseu Micaelense, uma estrutura de grande tradição na sociedade micaelense” e “congratulamo-nos também pelo facto da autarquia, associando-se à densidade de utilização das Portas do Mar, construir também parques de estacionamento que optimizarão a utilização do novo equipamento”. O presidente do Governo Regional afirmou ainda que “é com gosto também que veremos dentro de pouco tempo ser inaugurado pelo município o Parque da Cidade”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados