Base das Lajes

César afasta eventual desinteresse norte-americano na Base das Lajes

César afasta eventual desinteresse norte-americano na Base das Lajes

 

Lusa/AO online   Regional   7 de Set de 2010, 18:46

O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, afastou um eventual desinteresse norte-americano na Base das Lajes, frisando que “não existe qualquer indício” nesse sentido, apesar da redefinição do posicionamento dos EUA em vários cenários internacionais.
“Não creio que exista da parte dos EUA qualquer desinteresse relativamente à Base da Lajes”, afirmou Carlos César, acrescentando que esta base, até pela sua localização geográfica, “tem uma importância que não é substituível”.

O presidente do executivo regional salientou que, apesar de os EUA terem em curso uma reestruturação e redefinição do seu posicionamento militar em vários cenários internacionais, “tem sido reafirmada a importância que atribuem ao seu posicionamento nos Açores”.

Por seu lado, José Rivera destacou a boa relação que existe entre os dois países há várias décadas, salientando a importância da Base das Lajes neste contexto.

“A situação mundial mudou e a relação entre Portugal e EUA e entre as forças aéreas dos dois países cresceu para enfrentar novos desafios”, afirmou.

Para o comandante norte-americano, “os tempos mudam, assim como as missões, pelo que é necessário uma adaptação para dotar as forças aéreas dos dois países de capacidades operacionais”.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.