Açoriano Oriental
Covid-19
Cerca em Rabo de Peixe mantém-se e concelho da Lagoa sobe a baixo risco

A cerca sanitária na vila de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande vai manter-se por mais uma semana, anunciou em conferência de imprensa, esta quinta-feira, Clélio Meneses, secretário regional da Saúde e Desporto, que adiantou que o concelho da Lagoa sobe para o nível de baixo risco, a partir das 00 horas de sábado.

Cerca em Rabo de Peixe mantém-se e concelho da Lagoa sobe a baixo risco

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Clélio Meneses referiu que todos os concelhos dos Açores estão no nível de muito baixo risco, com "exceção de Ribeira Grande e Lagoa. No caso da Lagoa está em nível de baixo risco, sendo que as medidas a aplicar, a partir das 00 horas de sábado, têm a ver com o horário de encerramento de estabelecimentos de restauração que passará a ser às 22 horas, limite de oito pessoas por mesas, limitação da presença de público em eventos culturais e competições desportivas a 1/4 da respetiva lotação, garantindo as regras de distanciamento social".


A Ribeira Grande está em nível de alto risco, considerando os casos positivos ativos em Rabo de Peixe. Porém, disse o governante que, considerando a existência de medidas especificas para Rabo de Peixe, “foi determinado aplicar as medidas de médio risco para o concelho da Ribeira Grande (com exceção da vila de Rabo de Peixe) que passam pelo encerramento de estabelecimentos de restauração às 20 horas, limitação por mesa de seis pessoas, suspensão da abertura ao público de eventos desportivos e culturais".


Concretamente na vila de Rabo de Peixe, a “cerca sanitária mantém-se no perímetro existente, sendo que os critérios para a sua manutenção passam pela avaliação da transmissão comunitária, o índice de transmissibilidade e sobretudo o número de novos casos nos últimos sete dias. Na restante parte da vila (não abrangida pela cerca) mantém-se em vigor as medidas de alto risco”, explicou o governante.


Por outro lado e em resultado do rastreio realizada aos alunos da vila de Rabo de Peixe, foi determinando “que os alunos residentes no perímetro da cerca continuam em ensino à distância”, e em relação aos estabelecimentos de ensino em Rabo de Peixe que se encontram fora do perímetro da cerca, continuam com ensino à distância, podendo, no entanto, frequentar presencialmente o ensino nas escolas fora da vila de Rabo de Peixe”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados