Açoriano Oriental
Cerca de duas centenas de faialenses cumprem tradição do banho do primeiro dia do ano
Cerca de duas centenas de pessoas, entre homens, mulheres, idosos e crianças, cumpriram ontem a tradição do primeiro banho do ano na Praia de Porto Pim, na ilha açoriana do Faial.
Cerca de duas centenas de faialenses cumprem tradição do banho do primeiro dia do ano

Autor: Lusa / AO online

 

A iniciativa, organizada por um grupo de banhistas, tem o patrocínio da Câmara Municipal da Horta, que oferece um beberete aos participantes nesta iniciativa, que se realiza, de forma ininterrupta, há mais de 30 anos, mas cuja origem se desconhece.

Alguns dizem que este é uma forma de purificar o corpo no início de um novo ano, mas a maioria acredita que tudo não passa de uma brincadeira, para mostrar, afinal de contas, quem são os verdadeiros "corajosos".

Inicialmente o grupo concentrava-se na Praia da Conceição, na extremidade norte da cidade da Horta, mas a forte ondulação de Inverno obrigou-os a mudarem-se para as calmas águas de Porto Pim, no lado oposto da cidade.

O mergulho do 1.º do Ano, como ficou conhecido, foi ganhando adeptos todos os anos, passando a contar com o apoio da Câmara Municipal da Horta e a integrar o programa de animação natalícia promovido pelo município para animar o centro da cidade nesta quadra.

Os banhistas concentraram-se ao fim da manhã de ontem junto ao Quartel de Bombeiros Voluntários da Horta e seguiram em cortejo automóvel até à Praia de Porto Pim.

Apesar do mau tempo que tem assolado os Açores nesta época do ano, ontem o tempo até se apresentava bom, com sol e sem vento, condições que "convidavam" a uma ida a banhos, apesar do frio que se fazia sentir.

Antes do mergulho, os banhistas fizeram alguns exercícios físicos ao longo do areal e tiraram a habitual fotografia da praxe, antes de enfrentarem, em grupo, nas frias águas do Atlântico, perante o olhar atento de muitos curiosos, que se mantinham mais afastados e devidamente agasalhados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados