Açoriano Oriental
Cerca de 40 mortos em ataque do Boko Haram a aldeias de leste do Níger
Cerca de 40 pessoas morreram durante um ataque perpetrado pelo grupo terrorista Boko Haram na noite de quarta-feira contra civis em Diffa, no sudeste do Níger, indicaram fontes locais.

Autor: Lusa/AO online

 

Os atacantes incendiaram muitas casas de duas aldeias pertencentes à comuna de Gueskeru (a 45 quilómetros a sudeste da capital regional, Diffa), durante a noite, quando quase toda a população dormia, disse à agência espanhola Efe o vice-presidente da câmara de Gueskeru.

Nenhuma fonte oficial do Níger mencionou, no entanto, o ataque.

O autarca de Gueskeru precisou que os atacantes, provenientes da vizinha Nigéria (onde o Boko Haram se impôs), fugiram depois de matarem cerca de 40 pessoas e possivelmente refugiaram-se no seu país.

Quando a polícia chegou ao local, já era demasiado tarde, mas realizaram uma operação de buscas dos autores.

Além de queimar as casas e assassinar os habitantes, os atacantes não sequestraram ninguém nem roubaram bens, pelo que tudo indica que se terá tratado de uma ação de retaliação contra o Níger pela sua política de combate àquele grupo ‘jihadista’.

Não é a primeira vez que o Boko Haram ataca o sul do Níger: no passado dia 25 de abril, um grupo de homens chegados em lanchas atacou a ilha nigerina de Karamga, no Lago Chade, situado na mesma região de Diffa), onde fizeram 46 mortos e 32 desaparecidos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados