Açoriano Oriental
Cerca de "30 mil terroristas estrangeiros" no Iraque e na Síria
Cerca de 30.000 "combatentes terroristas estrangeiros" estão no Iraque e Síria, declarou o diretor do Comité contra o terrorismo da ONU, que advertiu contra o risco de "ataques cada vez mais fortes" nos seus países de origem.
Cerca de "30 mil terroristas estrangeiros" no Iraque e na Síria

Autor: Lusa/AO online

 

“Os combatentes terroristas estrangeiros são muito numerosos” no Iraque e na Síria, “são cerca de 30.000 e agora que o espaço vital do Daech [acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico (EI)] se reduz no Iraque vemo-los a regressar para nós, não apenas para a Europa mas também para os seus países de origem como a Tunísia ou Marrocos”, explicou Jean-Paul Laborde, subsecretário geral da ONU, durante uma conferência de Genebra.

“Os ataques terroristas nos países de origem arriscam-se a ser cada vez mais fortes para contrabalançar a pressão que é exercida sobre eles”, insistiu.

Laborde apelou aos Estados para porem em prática uma “filtragem” destinada a distinguir “entre uma grande parte dos combatentes estrangeiros que não são pessoas perigosas (…) e aquelas que são”.

Antigo juiz em França. Laborde acrescentou que a comunidade internacional dispõe de utensílios jurídicos para combater o terrorismo mas sublinhou que “a adaptabilidade e flexibilidade das organizações terroristas é muito mais rápida que a nossa”.

O responsável da ONU defendeu uma cooperação conjunta da comunidade internacional com empresas privadas como a Google, Twitter e Microsoft para combater o défice de flexibilidade e vigiar os terroristas de forma mais eficaz na internet, sem no entanto “violar a liberdade de expressão”.

Apelou ainda aos Estados para partilharem de forma mais rápida as informações ao considerar que “se isso não for feito os atos terroristas vão continuar a crescer”.

O Comité contra o terrorismo, onde estão representados os países membros do Conselho de Segurança, foi criado em Nova Iorque pelo Conselho logo após os atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados