Açoriano Oriental
Centro de Saúde da Horta com novo director clínico
O Centro de Saúde da Horta, no Faial, possui a partir desta segunda-feira um novo director clínico, embora continue desde Julho de 2009 sem presidente do Conselho de Administração, que se demitiu por divergências com a tutela.

Autor: Lusa / AO online
Na cerimónia de posse do novo director clínico, o secretário regional da Saúde, Miguel Correia, revelou aos jornalistas que apenas nomeará o presidente do Conselho de Administração depois de concluído o processo de transformação do Centro de Saúde da Horta em Unidade de Saúde de Ilha.

“É evidente que a solução para o centro de saúde passa pela transformação em Unidade de Saúde de Ilha”, afirmou Miguel Correia.

O anterior presidente do Conselho de Administração, Luís Bruno, demitiu-se há cerca de seis meses por divergências com a tutela em relação ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), que funcionava junto à Urgência do Hospital da Horta, mas que era assegurado por médicos do Centro de Saúde.

Miguel Correia frisou hoje que o SAP continua encerrado e que os utentes vão continuar a recorrer ao serviço de urgência hospitalar porque, devido ao aumento de actividade no Serviço de Atendimento à Gripe (SAG), o Centro de Saúde não tem capacidade para assegurar os dois serviços.

“Com o previsível decréscimo da actividade do SAG, vamos ver como funciona a nova Unidade de Saúde de Ilha do Faial e saber se se justifica ou não a continuidade do SAP no Faial”, afirmou o secretário regional.

Miguel Correia salientou que o objectivo da tutela é “mudar a filosofia” e a forma como o centro de saúde funciona, admitindo que poderá assumir as características de “uma unidade de saúde familiar”, a exemplo do que acontece no continente.

Na sequência da demissão do presidente, o Conselho de Administração do Centro de Saúde da Horta vai continuar a trabalhar apenas com os dois elementos, um vogal de enfermagem e uma vogal administrativa, até a criação da nova Unidade de Saúde de Ilha.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados