Açoriano Oriental
Centro de Oncologia dos Açores recebe novo Ecógrafo

O equipamento foi financiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 25 mil euros. Durante o próximo ano, o COA irá receber um Mamógrafo, também financiado pelo PRR, em 125 mil euros. 

Centro de Oncologia dos Açores recebe novo Ecógrafo

Autor: AO Online

Clélio Meneses disse na ocasião que o Governo dos Açores “está a aproveitar ao máximo e no imediato”, todas as possibilidades “para dotar o Serviço Regional de Saúde dos meios humanos, de instalações e de equipamentos que garantam uma melhor resposta”.  


O titular da pasta da Saúde e Desporto relevou uma vez mais a importância dos recursos humanos e adiantou que o governo regional “desde que tomou posse já autorizou e contratou 622 profissionais de saúde. Em menos de um ano já houve este esforço, de dotar o SRS de meios humanos capazes de dar melhor resposta”.  


“Para além disso estamos a fazer investimentos em todas as ilhas, no sentido de garantir que as instalações físicas e os equipamentos contribuam para essa resposta. Neste caso concreto estamos perante um equipamento decisivo para o chamado rastreio oportunístico, ou secundário que existe para além do rastreio organizado, com resultados importantíssimos”, referiu. 


“Com este rastreio consegue-se em média detetar 17 cancros da mama, com o rastreio organizado consegue-se detetar 55 cancros por ano, o que quer dizer que mais de metade dos cancros da mama detetados nos Açores, são através deste serviço” – esclareceu. 


O governante referiu ainda ter encontrado no Serviço Regional de Saúde “equipamentos obsoletos, este equipamento já fora pedido há mais de 4 anos e estamos em alguns meses a recuperar situações que exigiam resposta há vários anos” - sublinhou. 


O Ecógrafo agora entregue ao Centro de Oncologia dos Açores, segue a ideia da digitalização da saúde anunciada pelo Governo dos Açores. 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados