Açoriano Oriental
Centenas marcharam contra a fome infantil
Centenas de pessoas juntaram-se hoje em frente à Torre de Belém, Lisboa, de onde partiram numa marcha contra a fome infantil que conseguiu, na edição deste ano, angariar mais de 50 mil euros para programas de alimentação escolar.

Autor: Lusa

"Os nossos objectivos do ponto de vista financeiro para este ano estão atingidos. Nós pretendíamos angariar 50 mil euros, que representam 250 mil refeições para o Programa Mundial Contra a Fome da Tanzânia, que é o nosso país gémeo", disse à Lusa o coordenador da marcha contra a fome, Eduardo Queijo, que sublinhou que financiar uma refeição para as crianças das escolas da Tanzânia custa apenas 20 cêntimos.

A iniciativa que se estende a todo o mundo, com mais de 70 países inscritos e 190 marchas previstas, reuniu em Lisboa e no Porto, as duas cidades portuguesas que aderiam à marcha contra a fome, cerca de seis mil inscrições, mas esta manhã havia ainda pessoas a inscrever-se junto ao local de partida.

Famílias inteiras, muitas crianças, algumas ao colo, outras comodamente instaladas nos carrinhos de bebé, pessoas mais idosas e grupos de amigos compunham a mancha humana de centenas de pessoas que às 10:30, hora em que foi dado o sinal de partida, se puseram em marcha contra a fome infantil no mundo.

Ana Lima estava entre os muitos participantes que não quiseram deixar de mostrar o seu apoio à causa.

"Vim pelo tema da iniciativa, temos que apoiar quem precisa. Achei giro e resolvi participar", disse Ana Lima, que participou pela primeira vez na iniciativa que já acontece em Portugal desde 2004.

Também Natacha Vieira percorreu os cerca de quatro quilómetros que compunham o percurso da Torre de Belém à zona das Docas por se preocupar com o flagelo da fome.

"Interesso-me por saber as notícias, por saber o que está a acontecer", afirmou a participante que já se tinha juntado à iniciativa em anos interiores e não deixou de sublinhar o menor número de participantes este ano.

Com apenas cinco euros, valor da inscrição, cada pessoa está a providenciar 25 refeições escolares a crianças com fome, contribuindo para a causa do Programa Mundial Alimentar (PAM), a maior organização humanitária do mundo.

Angariar fundos para este programa é o principal objectivo da Marcha Mundial Contra a Fome, uma manifestação global que teve como inspiração os milhões de crianças pobres que percorrem vários quilómetros a pé para irem para a escola.

O Programa Mundial Alimentar pretende alimentar 100 milhões de pessoas em 2009.

Em 2008, a Marcha abrangeu 280 cidades, em 70 países, alcançando um total de um milhão de dólares angariados, o suficiente para alimentar e educar 20 mil crianças durante um ano.

Em Portugal, a Marcha contou com 10 mil participantes, totalizando cerca de 100 mil euros, valor que permitiu alimentar e educar 3.700 crianças durante um ano.

Instituída há sete anos, a iniciativa simboliza uma volta ao Mundo numa união global de forças na luta contra a fome, sendo que os participantes marcham, por um período total de 24 horas, abrangendo todos os fusos horários.

De acordo com números da organização, apesar de existirem alimentos suficientes para toda a população mundial, a fome afecta 400 milhões de crianças em todo o Mundo, estimando-se que morra uma criança a cada seis segundos.

IMA/GC.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados