Açoriano Oriental
Covid-19
Centenas de turistas retirados de Bali e repatriados para a Europa

Centenas de turistas europeus retidos em Bali por causa do cancelamento da maioria das ligações aéreas internacionais devido à pandemia da covid-19 começaram este sábado a ser retirados daquela ilha indonésia e a ser repatriados para a Europa, foi hoje divulgado.


Autor: AO Online/ Lusa

É o caso de cerca de 400 turistas franceses que partiram hoje de Denpasar, capital da ilha, em direção a Paris, num voo organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Outro voo para efeitos de repatriamento já tinha sido realizado na sexta-feira à noite. Outros dois voos adicionais estão ainda previstos partir de Bali e de Jacarta.

“Cerca de 2.000 turistas franceses ficaram retidos na Indonésia (…) Estamos a trabalhar para planear voos fretados por França com a Qatar Airways", referiu um porta-voz da embaixada francesa em Jacarta.

“Muitos turistas franceses e estrangeiros viram os seus voos cancelados ou foram impedidos de embarcar" quando o tráfego aéreo se tornou impossível, nomeadamente via Hong Kong ou Singapura. Os turistas franceses na Indonésia, que não tem voos diretos para França, foram particularmente afetados por estas restrições”, prosseguiu o mesmo porta-voz.

A rápida propagação do novo coronavírus levou a que muitos países encerrassem as respetivas fronteiras e proibissem várias rotas aéreas, o que forçou o cancelamento em massa das ligações aéreas a nível mundial e a fortes restrições no tráfego em alguns dos principais aeroportos internacionais.

"Estou feliz por estar de volta. Dois dos meus voos foram cancelados e tive de esperar duas semanas", disse, em declarações à agência France Presse (AFP), Marco Zeltner, um turista alemão, um dos vários cidadãos europeus que ficaram retidos em Bali.

As autoridades da Alemanha, que estimam que vários milhares de turistas alemães estarão retidos na Indonésia, também começaram a repatriar os seus cidadãos.

Berlim está a planear um total de seis voos a partir de Bali, que terão como destino a cidade alemã de Frankfurt, segundo informou um porta-voz da embaixada da Alemanha na Indonésia.

O consulado britânico na Indonésia reservou, por sua vez, lugares em dois voos comerciais com destino a Londres que devem partir ainda hoje. Estima-se que centenas de britânicos também estão retidos em Bali.

A Indonésia confirmou hoje 1.155 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus e um total de 102 mortes, o que representa uma das maiores taxas de letalidade a nível internacional.

Pelo menos dois turistas europeus morreram em Bali devido à doença covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600.000 pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 28.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados