Açoriano Oriental
Centenas de artistas em circulação pelo país por causa dos festivais de verão
Patti Smith, Blur, Muse, Caetano Veloso & Gilberto Gil, John Legend e Tame Impala são alguns dos artistas que atuarão em Portugal, em ambiente de festival de verão, num ano em que a música portuguesa volta ter maior protagonismo

Autor: Lusa/AO Online

Até setembro, centenas de artistas portugueses e estrangeiros circularão por Portugal, alimentando o calendário de festivais de música, que começa esta quinta-feira, com o Nos Primavera Sound, no Porto.

A quarta edição do festival no Parque da Cidade, no Porto, contará com duas atuações da cantora norte-americana Patti Smith, a estreia da britânica FKA Twigs, a reunião dos britânicos Ride e Underworld e os regressos de Belle & Sebastian e Interpol, entre outros.

Julho começa com o Sumol Summer Fest, na Ericeira, com Buraka Som Sistema, Chance the Rapper - em estreia em Portugal -, Rudimental ou Richie Campbell, sendo depois dominado pelos festivais Nos Alive (Algés), Super Bock Super Rock (SBSR, Lisboa), EDP Cool Jazz (Oeiras), Meo Marés Vivas (Gaia) e Festival Músicas do Mundo de Sines.

O Alive decorrerá de 09 a 11 de julho com mais de trinta artistas, entre os quais Muse, Ben Harper, The Prodigy, James Blake, Future Islands e Disclosure, enquanto o SBSR, a cumprir vinte anos, se muda do Meco para o Parque das Nações, em Lisboa, com Blur, Sting, Florence + The Machine, dEUS e Sérgio Godinho com Jorge Palma.

O Cool Jazz será palco de atuações de nomes sonantes do jazz e da música brasileira: um dueto ao piano com Chick Corea e Herbie Hancock e um encontro de celebração de meio século de carreira, de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

O Marés Vivas, de 16 a 18 de julho, em Gaia, terá John Legend, Blind Zero, Lennny Kravitz, Jamie Cullum e Ana Moura, enquanto o FMM de Sines dá a volta ao mundo com músicos como Salif Keita, Soema Montenegro, Toumani & Sidiki Diabaté, Ricardo Ribeiro e DJ Marfox.

A fechar julho, o Milhões de Festa, no parque fluvial de Barcelos, reúne Deerhoof, THEEatisfaction, Michael Rother e os portugueses Riding Pânico e Medeiros/Lucas, entre outros.

Agosto é sinónimo de Meo Sudoeste, na Zambujeira do Mar, e Paredes de Coura, no Minho, mas há outros dois festivais que ganharam protagonismo recente, feitos de música portuguesa e lusófona: o Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, Tomar, e Sol da Caparica, em Almada.

O Sudoeste posiciona-se mais virado para a música eletrónica e hip hop, contando com Calvi Harris, Carlão, Hardwell, Anselmo Raplh, Steve Aoki, Regula e Mundo Secreto. Já o Paredes de Coura, com o cartaz ainda por fechar, terá Tame Impala, Father John Misty, War on Drugs e Charles Bradley.

Na pequena aldeia de Cem Soldos este ano acontecerá o Bons Sons (o festival passa a ser anual), ponto de passagem de artistas portugueses de vários géneros musicais. Os Clã, Ana Moura, Bruno Pernadas, Camané, Tó Trips, Salto ou Duquesa são alguns dos convidados.

Perto da praia, o Sol da Caparica convoca o público para concertos que incluem, por exemplo, os Resistência, Jorge Palma, Brigada Victor Jara, Linda Martini, Agir e Xutos & Pontapés.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados