Açoriano Oriental
CDS questiona Governo sobre plano para as fajãs de São Jorge
O CDS-PP/Açores questionou o Governo Regional sobre a utilização dos 250 mil euros previstos para aplicar o Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs, na ilha de São Jorge, documento já aprovado no parlamento.
CDS questiona Governo sobre plano para as fajãs de São Jorge

Autor: Lusa/AO online

 

"Em 11 de fevereiro de 2015, foi aprovado, por unanimidade, um projeto de resolução do CDS-PP que visava recomendar ao Governo [Regional] que elaborasse, em estreita colaboração com os municípios da ilha de São Jorge, o Plano Integrado de Desenvolvimento das Fajãs", adianta o requerimento assinado pela deputada centrista Ana Espínola, que foi hoje enviado ao parlamento dos Açores.

Segundo a deputada, este plano, ainda por concretizar, teve dotações orçamentais alocadas nos planos anuais da região para 2015 e 2016, totalizando 250 mil euros.

A ilha de São Jorge e as suas mais de sete dezenas de fajãs -- pequenas planícies junto ao mar que tiveram origem em desabamentos de terras ou lava - constituem um património natural e cultural único no contexto do arquipélago.

Em março deste ano, o Conselho Internacional de Coordenação do Programa MaB - Man and the Biosphere (O Homem e a Biosfera), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, classificou as fajãs de São Jorge.

O território passou assim a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera, na sequência da candidatura apresentada pelo Governo dos Açores em 2014.

Em concreto, o CDS-PP quer saber que diligências foram realizadas no âmbito do plano, de que forma foram utilizadas as verbas alocadas, como o Governo Regional pretende dar cumprimento ao referido plano e qual a calendarização das medidas a aplicar.

Para os centristas açorianos, importa "recuperar o património existente, consolidar encostas, melhorar acessos e trilhos pedestres e tornar as fajãs num verdadeiro ativo turístico".

"O desenvolvimento daquele plano, em estreita colaboração com os municípios, terá um papel crucial para a economia local, dinamizando o sector da construção civil, possibilitando a criação de postos de trabalho, melhorando a oferta turística e criando melhores condições a quem nos visita", referem.

Contactado pela Lusa, fonte da Secretaria Regional do Turismo e Transportes referiu que "o Governo Regional responderá utilizando os trâmites normais, nada mais tendo a comentar sobre o assunto para já".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados