Açoriano Oriental
Cavaco Silva recebe homólogo são-tomense
O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, recebe esta quarta-feira o seu homólogo são-tomense, Manuel Pinto da Costa, que efetua uma visita de estado e privada a Portugal.
Cavaco Silva recebe homólogo são-tomense

Autor: Lusa/AO Online

 

A visita de Pinto da Costa decorre até 3 de agosto, a convite do seu homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, informou à Lusa fonte da Presidência são-tomense.

De acordo com o programa de visita, após o encontro dos dois chefes de estado, Pinto da Costa visita o Instituto Marquês de Valle Flôr, que mantém projetos de cooperação em São Tomé e Príncipe, bem como a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI).

Um banquete oficial oferecido pelo Presidente português encerra a agenda do dia.

Na quinta-feira, Pinto da Costa desloca-se a Assembleia da Republica Portuguesa para encontros com a presidente da Assembleia da República Portuguesa e grupos parlamentares.

No mesmo dia o chefe de estado são-tomense reúne-se com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que dará um almoço oficial em honra ao chefe de Estado são-tomense.

À partida para Lisboa, Pinto da Costa desejou na terça-feira ver ultrapassados os problemas que dificultam a livre circulação de pessoas e bens entre São Tomé e Príncipe e Portugal.

"Eu sei que é uma inspiração dos são-tomense e também dos portugueses de poderem ir a Portugal e vir a São Tomé e Príncipe sem qualquer problema de visto", disse Pinto da Costa aos jornalistas na capital são-tomense.

Pinto da Costa lembrou que "as coisas têm que ser feitas a seu tempo” e disse estar convencido de que os dois estados-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cedo ou tarde, vão “encontrar uma solução satisfatória para todos".

O chefe de Estado são-tomense disse que os dois países desenvolvem uma cooperação "muito intensa em vários domínios, muito especialmente na saúde e na educação", considerando, no entanto, que as áreas de interesse "não têm limites".

O Presidente são-tomense incluiu na sua delegação vários empresários são-tomense cujo objetivo é "atrair mais investimentos portugueses a São Tomé e Príncipe".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados