Açoriano Oriental
Leilão
Cartas de James Dean para a namorada foram vendidas por 26 mil euros
Três cartas manuscritas do actor norte-americano James Dean (1931-1955), dirigidas à sua namorada, Barbara Glenn, na década de 1950, foram hoje vendidas em leilão, na casa Christie's, de Londres, por 22.500 libras (26.034 euros).

Autor: Lusa/AO online
As missivas, que se apresentavam em três lotes diferentes, foram adquiridas por via telefónica por um só comprador não identificado que, com a sua oferta, superou o preço estimado de 16 mil libras (18.600 euros), indicou um porta-voz da leiloeira.

As cartas, nas quais Dean fala da sua experiência na Broadway e das saudades de casa, provinham do arquivo familiar de Barbara Glenn, com quem o actor namorou durante dois anos.

Numa das cartas, escrita em Filadélfia, a 10 de Janeiro de 1954 - o ano anterior à morte do actor num acidente de carro - James Dean fala dos ensaios para "The Immoralist", baseada numa novela de Andre Gide, numa encenação de Daniel Mann, que considera "uma porcaria" e para a qual antecipa, desde logo, "um enorme êxito".

Na peça, protagonizada por Louis Jordan, James Dean contracenou com a actriz Geraldine Page.

Noutra carta, escrita em Maio desse ano, enquanto filmava "A Leste do Paraíso", o seu primeiro filme como protagonista, Dean critica Barbara, aspirante a actriz, por ter aceitado um papel no qual tem de se apresentar de fato de banho.

Na terceira carta, James Dean brinca com a sua relação, afirmando "meu amor, não te antes escrevi porque me enamorei", para mais à frente se perceber que a "paixão" se refere ao cavalo "Cisco, the kid".

Dean acaba esta missiva agradecendo a Barbara por lhe enviar "as cartas mais belas e doces do mundo".

Segundo a Christie's, Dean e Barbara conheceram-se em Nova Iorque através de um amigo comum, o ator Martin Landau.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados