Açoriano Oriental
Carlos César acredita que pode haver retrocesso na decisão de reduzir emissão da RTP/Açores
O presidente do Governo Regional dos Açores manifestou hoje a convicção de que possa ocorrer um retrocesso na decisão de reduzir para quatro horas diárias a emissão da RTP/Açores, contra a qual reafirmou a sua oposição.
Carlos César acredita que pode haver retrocesso na decisão de reduzir emissão da RTP/Açores

Autor: Lusa / AO online

“Não pode haver uma declaração unilateral de um ministro, quase ocasional, no meio de uma audição parlamentar que até se destinava a outros efeitos, que determine o futuro de uma conquista que tem a ver com a implantação da autonomia e com uma responsabilidade do Estado que é indeclinável”, afirmou Carlos César.

O presidente do Governo dos Açores, que falava aos jornalistas no final de uma audiência com o líder do CDS/PP nos Açores, Artur Lima, frisou ser "muito importante que os ministros e decisores políticos saibam corrigir as suas posições quando elas não são as mais adequadas".

“Já revoguei decisões que tomei, já alterei o meu posicionamento em muitas matérias, porque é importante que haja sempre esta disponibilidade democrática e cívica para nós, em conjunto, acharmos as melhores soluções”, defendeu.

Carlos César salientou que "não estão em causa objetivos de racionalização, de melhor gestão, de poupança, o que está em causa é uma questão de conceito e o conceito prende-se com a existência de um serviço público de televisão que deve ser responsabilidade da administração central".

O presidente do executivo açoriano, a quem o líder regional do CDS/PP transmitiu uma proposta de criação de uma comissão parlamentar para definir o conceito de serviço público de rádio e televisão nos Açores, considerou "importante existir também por parte do Parlamento regional uma manifestação de opinião inequívoca na defesa do serviço público de rádio e televisão".

Por seu lado, Artur Lima, que é também vice-presidente nacional do CDS/PP, defendeu a necessidade de se constituir uma comissão na Assembleia Legislativa Regional, envolvendo o Governo, peritos e personalidades da sociedade civil, para se definir o conceito de serviço público de rádio e televisão nos Açores.

"O serviço público de rádio e televisão nos Açores deve ser definido pela região de maneira racional e eficiente, mas financiado pelo Governo da República", afirmou, acrescentando que o seu partido "é favorável a uma racionalização, uma melhor gestão de recursos humanos, técnicos e financeiros" mas "rejeita em absoluto a ideia de transferir todo o custo para a região".

Artur Lima criticou ainda as declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, considerando ter sido "muito infeliz" quando se referiu aos açorianos como "habitantes locais".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados